Seja bem vindo Dom Jaime. | |
O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, em conformidade com o Código de Direito Canônico, que recomenda que todo Bispo que complete 75 anos de idade deve apresentar renúncia ao cargo. Dom Matias completou 75 anos em 14 de abril de 2011, mês em que apresentou o pedido de renúncia. O Santo Padre, Papa Bento XVI, nomeou o Bispo de Campina Grande-PB, Dom | Foto: José Bezerrao Dom Jaime, nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Natal |
Jaime Vieira Rocha, como o novo Arcebispo Metropolitano de Natal. A data da posse dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal. A partir de hoje até o dia da posse, Dom Matias será administrador apostólico de Natal. Nas missas, na oração eucarística, os padres dirão: "pelo nosso bispo eleito Jaime e pelo nosso administrador apostólico Matias". Dom Jaime Vieira Rocha é natural da Cidade de Tangará-RN, paróquia da Arquidiocese de Natal, onde nasceu em 30 de março de 1947, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha. Fez os estudos de Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP. É formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ. Também fez o curso de Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália. Foi ordenado padre no dia 01 de fevereiro de 1975, em Natal-RN. Foi nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, em 29 de novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália, pelo então Papa João Paulo II. Escolheu como lema: “Scio Cui Crediti” (Sei em quem acreditei). Dom Jaime governou a Diocese de Caicó por nove anos – de 1996 a 2005. Em 2005 foi transferido para a Diocese de Campina Grande-PB, onde permaneceu até agora. No período de 1997 a 2003, Dom Jaime foi o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Bispo da Diocese de Campina Grande com o de Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira-PB. Atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, do Regional Nordeste 2; e membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Fonte: Arquidiocese de Natal |
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Papa nomeia novo Arcebispo para Natal
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Comunicado de Falecimento
domingo, 18 de dezembro de 2011
Ação Social Interparoquial
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Convite Pós encontro dia 22/11
Convidamos a todos para participarem do nosso pós encontro,
Fiquem com Deus e com Nossa Senhora.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Missa de cura, um fenômeno da fé na igreja de Neopólis
Publicação: 13/11/2011 07:34 Atualização:
No momento da comunhão filas enormes se formam dentro e fora da igreja e os ministros da eucaristia se espalham nos corredores, nas portas laterais, e até nas calçadas, para conseguir atender todos os fiéis. Os cânticos, presentes em quase todos os momentos da missa, são tidos como um diferencial. "Essa missa é muito linda, as músicas tocam no coração da gente, é impossível não se emocionar", disse a aposentada Maria de Lourdes Varela Santos, 65.
A descontração fica por conta do próprio padre Nunes, que com uma linguagem simples conversa e até brinca com os presentes. "Eu sempre vejo pela cidade uns carros com aquele adesivo em que está escrito 'foi Deus que me deu'. É mentira!", disse, arrancado risos dos fiéis. "Por que Deus ia dar para um e não ia dar para o outro? Não foi Deus que te deu, foi você que trabalhou e conquistou esse carro. Deus abençoa a todos, mas uns podem dizer sim e outros não. Tudo depende da forma como você aceita essa benção", concluiu.
Espaço para os sinais
O ápice da celebração é o momento em que o padre "passeia" com a hóstia consagrada - que para os católicos é o corpo de Cristo - entre os fiéis. Nesta hora, as pessoas apresentam fotografias, chaves, carteiras de trabalho, exames médicos, em busca de uma benção. O próprio padre explica o significado desses objetos. "A liturgia abre espaço para os sinais, aquilo que possa expressar alguma ligação de vida. A chave, por exemplo, lembra o lar, a família, que a gente tanto pede que Deus liberte dessas ondas de violência, drogas, bebidas, e tudo aquilo que tem destruído os valores da família. As fotos representam aquela pessoa que está precisando de oração, mas que por alguma razão não pode vir à missa, então a gente coloca essas pessoas nas mãos de Deus".
Muito emocionada, a agente de saúde rezava enquanto erguia uma foto do sobrinho. "Ele está passando por uma fase difícil e não pôde vir à missa, então essa foi a forma que eu encontrei de ajudá-lo a receber essa benção", disse.
Freqüentadores falam das graças alcançadas
Nos 10 anos de existência da missa de cura e libertação da paróquia Nossa Senhora Aparecida não faltam testemunhos de graças alcançadas e atribuídas à força da celebração. Amanda Kayonara, de 28 anos, passou a missa inteira com o filho Gabriel, de 10 meses, no colo. Ela diz que freqüenta a missa há mais de dois anos e só falta quando está "doente que não possa se levantar da cama". Trazer o filho, mesmo tão pequeno, tem um significado especial para ela. "Quando eu estava grávida foi constatado que eu tinha toxoplasmose e, se meu bebê fosse infectado poderia ter problemas como paralisia cerebral, surdez e cegueira. Eu vinha na missa e trazia os meus exames e pedia a Deus que meu filho não fosse infectado. Quando o Gabriel nasceu ele fez todos os exames e estava tudo bem, ele não tinha a doença", disse, emocionada.
O próprio padre Nunes tem conhecimento de muitos testemunhos. Um dos mais marcantes para ele foi o de uma mãe que o procurou para dizer que tentava engravidar há anos e, apesar de todos os tratamentos realizados, nunca conseguiu. "Então nós celebramos a missa nessa intenção e fizemos uma corrente de orações aqui na igreja. Alguns meses depois ela voltou, grávida, já com a barriga bem grande, para nos agradecer. O filho dela foi batizado aqui na igreja", contou.
A aposentada Severina Martins da Silva, 87, estava na missa da última quarta-feira confiante de que ali encontraria a solução para sua dor na perna. "Eu já fiz todos os exames que você imaginar, mas os médicos não sabem o que é essa dor na minha perna. Eu ando com dificuldade e quase não saio de casa por causa dessa dor, não tem remédio que dê jeito. Eu tenho fé em Deus e em Nossa Senhora de Fátima que com a força dessa missa minha dor vai melhorar", disse.
Neste fim de semana os estudantes realizam as provas do vestibular da UFRN e isso levou muitos deles à missa de cura e libertação. Foi o caso de Natali Muller, 17, que irá fazer a prova para o curso de Design da UFRN. Ela não freqüenta missas normalmente, mas acredita que o esforço dela nos estudos aliado à fé em Deus e à força da celebração irão ajudar.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
A importância do casamento

A razão principal que levou a que virtualmente todas as civilizações desde o início da história do homem tenham reconhecido e promovido o casamento entre o homem e a mulher é por esta ser a única união natural capaz de produzir crianças. Sim, o casamento existe muito por causa da procriação e todas as civilizações precisam de produzir crianças para sobreviver.
Sem as crianças – que só podem ser geradas na união sexual entre um homem e uma mulher – todas as nações, estados ou civilizações morrem. É, portanto, muito importante proteger e promover a instituição do casamento.
Mas há mais razões. Em adição à procriação, o casamento entre o homem e a mulher é o melhor ambiente para educar crianças. Sempre foi e sempre dá-de ser. A Biologia não pode ser ignorada. As crianças tem que ser criadas e famílias com pai e mãe são o melhor meio através dos qual elas melhor podem ser educadas.
Portanto, é do interesse do estado promover o casamento como a melhor forma de se tomar conta das crianças e educá-las de modo a que se tornem membros produtivos da sociedade.
Acresce-se que o casamento civiliza o homem. Os homens casados são mais produtivos e melhor comportados. Os solteiros são mais problemáticos para a sociedade, e como tal, o casamento é uma excelente forma de se “domesticar” o homem.
Paralelamente, o casamento protege as mulheres. As mulheres que são casadas são menos susceptíveis de experimentar violência de qualquer tipo do que as solteiras. Elas estão também protegidas financeiramente se criam as crianças e deixam de lado a carreira profissional devido a presença dum marido responsável e providenciador.
É por estas razões que as sociedades humanas reconheceram o casamento como sendo a união entre um homem e uma mulher – e é por isso que celebraram esta instituição.
Estas razões não só têm o suporte da sabedoria popular e do senso comum, mas têm do seu lado as pesquisas empíricas.
Quer se goste ou não, os casamentos tradicionais são os alicerces de qualquer sociedade. Portanto é muito importante pensar-se seriamente antes de se redefinir o conceito de “casamento” como forma de satisfazer uma minoria ideologicamente motivada.
—
Post copiado de http://darwinismo.wordpress.com/2011/09/01/a-importancia-do-casamento/, que é uma adaptação do original em http://www.toughquestionsanswered.org/2009/08/17/why-do-civilizations-care-about-marriage/.
Pós encontro do dia 08/11






Amados irmãos em Cristo.
Realizamos no dia 8 de novembro, o nosso 15º pós encontro, que contou com a participação de aproximadamente 30 casais de nossa comunidade. Foi um momento especial, onde na presença de Deus e com a ajuda do casal Vinícius e Christiane, tivemos a oportunidade de refletir sobre a Espiritualidade na Vida Conjugal, vivenciando um belo momento de oração e de crescimento na fé.
Agradecemos aos círculos azul e vermelho, responsáveis pela organização do pós encontro, ao casal Vinícius e Christiane por nos trazer tão especial mensagem e a todos os casais que prestigiaram mais esse momento de evangelização e partilha.
Aproveitamos para convidar todos os casais a se fazerem presentes no próximo Pós Encontro, dia 22 de novembro, às 20 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor, em Neópolis.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Convite Pós encontro 8/11
Convidamos a todos para participarem do nosso pós encontro,
Fiquem com Deus.
sábado, 15 de outubro de 2011
Convite Pós encontro do dia 18/10
Passadas as comemorações em honra a Nossa Mãe Aparecida, estaremos retomando nossas atividades
com a realização de mais um pós encontro, será terça-feira, dia 18/10, às 20 horas, no Salão do Centro
Pastoral Dom Heitor, em Neópolis.
O tema será: "Filhos evangelizando Pais". Aguardamos a todos.
Fiquem com Deus.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida
E hoje chega ao final a Festa de Nossa Senhora Aparecida 2011, com a
seguinte programação: Alvorada Festiva às 06:00 horas,
depois às 08:30 horas, Missa Solene com o Arcebispo Dom Matias e às 16:00
horas, Santa Missa seguida de Procissão pelas ruas
do Bairro de Neópolis e encerramento.
Vamos todos participar!
Programação completa
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Reunião Extraordinária da Pastoral Familiar
O planejamento do Casamento Comunitário demanda o serviço e o comprometimento de todos os agentes da Pastoral Familiar.
Este ano temos um novo planejamento que necessita ser informado a todos, com a maior antecedência possível.
Desta forma, ficam todos os agentes convocados para atender a reunião extraordinária nesta quinta-feira, 22/09, as 20:00 horas no salão paroquial.
Na ocasião será passado todo o roteiro desenvolvido, e as respectivas equipes de trabalho, para que o Casamento Comunitário - celebração e recepção - ocorra da maneira mais perfeita possível, afinal o serviço a Deus pede doação, planejamento e ação sem medidas.
Abraços,
Coordenação da Pastoral Familiar
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Curso de Formação para a Vida Matrimonial
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Inglaterra: Perca da referência da família “tradicional” na base dos recentes atos de vandalismo no país, afirma jornalista inglês
Você tem filhos? Leia Isso!
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Adiamento do Pós encontro do ECRI dia 27/8
Novo Canal de Comunicação
Pós encontro do dia 23/08
O nosso próximo pós encontro será no dia 06/09, às 20 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor, em Neópolis, dentro da temática do mês da Bíblia.
Lembramos ainda para os que ainda não fizeram, que o recadastramento pode ser feito via blog, no finalzinho da página.
Ser bem casado faz bem a saúde do coração, afirma pesquisa
Uma união satisfatória aumenta em três vezes a chance de sobrevivência a longo prazo após cirurgias de pontes de safena, indica pesquisa americana. Estar em um casamento feliz faz bem ao coração.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Família, célula mater da sociedade
Em agosto, a minha lembrança se volta para o meu pai, que já repousa em Deus na eternidade. Dia dez era data de seu nascimento e, quase sempre, coincidia com o fim de semana do Dia os Pais. Ele gostava muito de ganhar presentes, por isso nutria a expectativa de receber dois presentes. Sabendo disso, a família inteira caprichava em fazer a sua alegria.
Eu tive a graça de conviver com meu pai, de viver as realidades próprias de ser família, com muitos desafios e grandes alegrias; minha vida foi se construindo com a presença do meu pai, Francisco, minha mãe, Anita, e de meus cinco irmãos: Antonio, Aparecida, Iracema, Yara, e Bernadette.
O sentido de família pode diferenciar-se de pessoa para pessoa e de épocas, a realidade é dinâmica e as mudanças sociais acontecem.
Na “Carta às Famílias”, o beato João Paulo II declara: “Através da comunhão de pessoas, que se realiza no matrimônio, o homem e a mulher dão início à família. A família é realmente uma comunidade de pessoas, para quem o modo próprio de existir e viver juntas é como comunidade de pessoas unidas no amor”.
Em nossos dias, muitas famílias não vivem a realidade de ter o pai, a mãe, os filhos agregados numa mesma casa. Cresce em nossa sociedade o número de famílias sem pai ou sem mãe, ou sem filhos.
Há famílias que não vivem juntas, na mesma residência, porque os filhos saem para trabalhar ou estudar fora, até pais e mães, por necessidade de buscar o sustento familiar, acabam mal se encontrando por causa dos horários diferentes de trabalho. Assim como há membros que migram para outras regiões e nações por conta de melhores salários, ou ainda pais que se separaram formando outras famílias. Uma coisa é certa, “a família é a célula mater da sociedade”. A vida em família é uma iniciação à vida da sociedade, percebo isso hoje com mais clareza vivendo na comunidade.
Hoje se fala em três níveis de laços familiares, todos importantes para o ser humano: família nuclear, nossa família com nossos pais e irmãos; família parental na qual nossa família nuclear está inclusa, que são nossos parentes, avós, tios, primos; e uma família muito maior chamada humanidade, à qual todos nós pertencemos, pois somos filhos e filhas de Deus, que é Pai de todos, porque faz brilhar o sol sobre bons e maus e porque com Seu amor abraça todas as criaturas.
Deus mesmo escolheu uma família para estar entre nós; com mãe e pai Jesus viveu entre nós para nos ensinar que é possível, pela fidelidade, oração e trabalho vencer este mundo com o alvo no Céu. Por isso a “família é a Igreja doméstica”, na qual os filhos são preparados para uma missão específica: homens novos para um Mundo Novo.
O que concretiza o ser família não são os laços de sangue, muito menos o desejo de permanecer próximos fisicamente, mas o amor que une, espera, e suporta com paciência cada etapa, porque ele não passa jamais, só cresce, vence no testemunho, gerando novas sementes. É por isso que nenhuma instituição substitui o valor e a força da família!
Luzia Santiago
Cofundadora da Comunidade Canção Nova
domingo, 5 de junho de 2011
Pastoral Familiar realiza o ll ENFIR - Encontro de Namorados Firme
Os agentes da Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida realizou neste domingo dia 05/06 o II ENFIR - Encontro de Namorados Firme. Estiveram presentes 19 casais de namorados na Escola Estadual Maia Neto. Em meio ao espirito de descontração e alegria próprios da juventude foram abordados temas como: O amor, Diálogo, A pessoa de Jesus Cristo, Amor e sexualidade, Pecado, perdão e reconciliação, Vocação: Tempo de escolha, alertando a juventude sobre a necessidade e importância de assumir com responsabilidade e compromisso o tempo do namoro.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Vem ai o ENFIR - Encontro de Namorados Firmes
Leia Matéria sobre NAMORO SANTO na Página - Formação do Blog ECC
http://eccneopolis.blogspot.com/p/noticias.html
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Nota da CNBB a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal quanto à união entre pessoas do mesmo sexo
Presidente da CNBB
Arcebispo de Mariana – MG
Vice Presidente da CNBB
Arcebispo de Manaus – AM
Secretário Geral da CNBB
Arcebispo nomeado para Campo Grande - MS